Educação infantil inclusiva: Um direito de todas as crianças!

Educação infantil inclusiva: Um direito de todas as crianças!

Entenda como a educação infantil inclusiva pode ser benéfica para todos os alunos. 

O direito a educação está amplamente previsto em diversas declarações internacionais, leis nacionais e políticas de educação. Conforme artigo 205 da Constituição Federal de 1988, “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Quando pensamos em escolas, precisamos nos ater que este deve ser um espaço democrático, de aprendizado, segurança e respeito aos alunos. Ao se tratar da educação infantil, além de todos os desafios que os pequenos terão em relação ao início da socialização. É preciso levar em conta que esse é, talvez, um dos primeiros momentos em que o estudante estará longe do sentimento de segurança em estar perto da família.

Se antes a educação para crianças portadoras de diferentes deficiências, síndromes e espectros era realizada de forma paralela, por instituições de ensino especializadas. Hoje já se comprova que há muito mais benefícios para todos quando aplicada de forma inclusiva. Com a riqueza da pluralidade, para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, respeitando o tempo e as necessidades de cada um.

Para a criança portadora de necessidades especiais, participar de um processo de inclusão é essencial para que ela tenha acesso a estratégias multidisciplinares, que facilitarão no desenvolvimento da linguagem, habilidades cognitivas, motoras e emocionais que são fundamentais para a sua formação. Assim, você acha que apenas elas saem ganhando?

Principais Benefícios

Estudos realizados no meio da educação descrevem 05 principais benefícios comuns na educação inclusiva:

  • Redução do medo das diferenças humanas, acompanhada por um maior conforto e consciência (menos medo de pessoas com aparência ou comportamento diferentes);
  • Crescimento da cognição social (aumento da receptividade aos outros, comunicação mais eficaz com todos os colegas);
  • Melhorias no autoconceito (aumento da percepção de pertencimento);
  • Desenvolvimento de princípios morais e éticos pessoais (menos preconceito, maior capacidade de responder às necessidades dos colegas);
  • Criação de laços de afeto e empatia, redução da hostilidade e discriminação em grupos;

E, obviamente, iniciar este enriquecimento já na educação infantil inclusiva é o caminho mais assertivo. Desde já, que exista um preparo prévio da instituição de ensino. Professores, auxiliares, gestores e todos os envolvidos no processo devem receber formação para atender as crianças de forma multidisciplinar. Como resultado ampliar as oportunidades individuais e, ao mesmo tempo, promover a interação e a participação dos alunos nas propostas curriculares.

Conclusão

O respeito à diversidade é um dos princípios que sustentam a proposta pedagógica da educação do Colégio Cultura, em todos os níveis de ensino. Se você está em busca de uma escola infantil inclusiva em Osasco, venha conhecer a nossa unidade para crianças de 2 a 5 anos. Clique aqui e saiba o endereço! 

O Colégio Cultura de educação infantil inclusiva em Osasco oferece turnos da manhã, tarde, semi-integral e integral e possui mais de 30 anos de atuação na educação infantil.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *